Odontogeriatria

Odontogeriatria é o ramo da Odontologia que enfatiza o cuidado bucal da população idosa, especificamente participando da promoção do envelhecimento saudável, através de procedimentos preventivos, curativos e paliativos.

Trata-se de uma especialidade nova, que nasceu em 2002 do reconhecimento,  pelo Conselho Federal de Odontologia, de que é preciso um atendimento específico para os idosos.

E se você procura por  Odontogeriatria no Itaim Bibi, no Tortamano – Instituto de Odontologia você encontra especialistas altamente capacitados e prontos para atender todas as necessidades dos pacientes idosos.

A IMPORTÂNCIA DA ODONTOGERIATRIA

Hoje, temos 30,2 milhões de idosos no país e essas pessoas necessitam de um tratamento especial , assim como ocorre com os bebês e crianças. Afinal, existem diferenças sistêmicas e cognitivas e o dentista precisa estar bem informado e capacitado.

Além de um consultório adaptado às  limitações do idoso, o dentista necessita ter conhecimentos para identificar as demências ou doenças como a depressão. Com essas informações ele pode ajudar a família a fazer o encaminhamento para o profissional específico. O dentista faz o controle desse paciente a cada seis meses e nesses  encontros, é possível  perceber se o paciente está desenvolvendo algum problema típico da idade.

Em outros casos, o odontogeriatra pode encaminhar o idoso para uma fonoaudióloga, uma nutricionista ou até mesmo uma fisioterapia.

O objetivo é fazer um acompanhamento da saúde do idoso e interromper complicações bucais logo no início. Pois, como se sabe,  diversos tipos de doenças possuem sua causa conectada à falta de saúde bucal, que pode abrir caminho para doenças sistêmicas comuns em idosos.

Dessa forma, percebe-se  que a  grande característica da Odontogeriatria é fazer um trabalho em conjunto com outros profissionais para que o paciente tenha uma melhora na qualidade de vida.

COMO MANTER A SAÚDE BUCAL NA TERCEIRA IDADE

Uma solução que muito ajuda os idosos a manter a higiene e saúde bucal é o uso da escova elétrica. E isso acontece porque ela é prática e demanda menor esforço físico.

Mas além do uso da escova elétrica, é muito importante manter uma frequência de visitas ao dentista. Só assim, ele poderá  fazer um acompanhamento de sua saúde bucal e dar as melhores soluções para quando houver algum problema.

Agora que você já sabe a importância da Odontogeriatria, deve estar se perguntando: como escolher uma boa clínica nessa especialidade.

Pois bem, aqui no Tortamano – Instituto de Odontologia, localizado no Itaim Bibi, trabalhamos para fornecer um serviço completo e personalizado quando o assunto é Odontogeriatria. 

Entre em contato e marque sua avaliação! Atendemos na Rua Jerônimo da Veiga, 164, Conjunto 17F no Itaim Bibi, São Paulo – SP.

Veja a localização aqui.